O que é o Brazilian Publishers?

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Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria firmada entre a Câmara Brasileira do Livro – CBL e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada e contribuindo para a profissionalização das editoras.

Para cumprir este objetivo, o Brazilian Publishers incentiva as exportações através de ações direcionadas à venda de direitos autorais, participação em feiras e eventos internacionais, capacitação de empresários e de colaboradores e consultorias especializadas em inteligência comercial e em prospecção de mercados.

Além de fomentar as exportações, a execução do projeto também contribui para a imagem e o posicionamento do país, mostrando ao mundo a capacidade brasileira de criação de conteúdos técnicos, literários e científicos de grande importância e qualidade para o mercado internacional.

O Brazilian Publishers é composto atualmente por cerca de 60 editoras dos segmentos Infantil, Obras Gerais, Religioso e Técnico-Científico (CTP). Conheça mais nossas editoras associadas. Conheça também nosso catálogo, com os títulos selecionados por elas.

Mas há muitas oportunidades a explorar no exterior e muito ainda por aprender e fazer para internacionalização do setor editorial brasileiro.

Sabe-se que é uma estratégia de longo prazo, cujos frutos estão apenas começando.

A governança: Comitê gestor e seu papel

Em conformidade com as boas práticas de governança, a gestão do projeto setorial Brazilian Publishers, com a contribuição da CBL e da Apex-Brasil, construiu regras de governança, as quais contemplarão detalhes sobre adesão ao projeto, participação nas ações de promoção comercial organizadas pelo BP, contrapartida do associado, comitê gestor e outras regras de governança.

O objetivo desse clareamento é possibilitar a construção do projeto de governança alicerçado em regras, critérios, direitos e deveres das partes que compõem o projeto setorial para o mercado editorial, Brazilian Publishers, aperfeiçoando todos os processos existentes e dando ciência a todos os envolvidos.

Manual de Procedimentos
Normas de Governança.
Doc. nº 05-11/2014

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Principais ações

O Brazilian Publishers promove o setor editorial brasileiro no mercado internacional através de ações de promoção comercial como:

Projeto Comprador

Traz potenciais compradores estrangeiros ao Brasil para rodadas de negócios com as editoras do projeto.

Projeto Imagem

Traz formadores de opinião dos mercados alvo (jornalistas, editores, especialistas) para conhecer mais o mercado editorial brasileiro, o projeto, as empresas participantes e o Brasil.

Projeto Vendedor

Visa promover o conteúdo editorial brasileiro em países que oferecem perspectivas de futuros negócios com o setor.

Consultorias Especializadas:

a) Inteligência Comercial – disponibiliza informações sobre o mercado editorial internacional, avalia os principais mercados-alvo e possíveis clientes/parceiros, entre outros;

b) Prospecção em Negócios – mapeia dentro dos mercados alvo potenciais compradores do conteúdo produzido pelas editoras do projeto.

Missão Comercial

Realização de visitas técnicas de empresários brasileiros a potenciais compradores locais. Feiras Internacionais – presença nas principais feiras de livro no mundo.

Catálogos internacionais

Preparação de catálogo conjunto, em inglês e em espanhol, nos formatos impresso e digital, com títulos selecionados das editoras do projeto. Website – apresentação do projeto, seus parceiros, editoras associadas e ações.

Treinamento e Capacitação

Realiza encontros com especialistas internacionais de diversas áreas do negócio editorial.

Catálogo online

Faça o download do nosso catálogo.

Mercados de Destino

Selecione um país abaixo e conheça todas as feiras que a Brazilian Publishers pode te levar.

Sobre a APEX-BRASIL

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A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam a promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.

A Apex-Brasil também atua de diversas formas para promover a competitividade das empresas brasileiras em seus processos de internacionalização, especialmente em inteligência de mercado, qualificação empresarial, promoção de negócios e imagem e atração de investimentos estrangeiros diretos (IED).

Nesse sentido, a atuação da Apex-Brasil consiste em promover a ampliação dos investimentos já realizados e, para os potenciais investidores, fazer o Brasil figurar na “lista curta” de países-alvo e influenciar a decisão de investimento por meio do fornecimento de informações estratégicas, apoio completo ao trabalho de site location (articulando e acompanhando as visitas das empresas aos potenciais estados receptores do investimento) e de aftercare (acompanhamento posterior ao investimento).

Além da sede em Brasília, a Apex-Brasil possui nove Escritórios de Negócios atuando em importantes mercados globais, como plataformas destinadas a auxiliar no processo de internacionalização das empresas brasileiras, prospectar oportunidades de negócios e incrementar a participação nacional nos principais mercados globais, além de servir de referência para a atração de investimentos estrangeiros.

Os Escritórios de Negócios estão localizados na Ásia (Pequim - China), Oriente Médio (Dubai - Emirados Árabes Unidos), América do Norte (Miami e São Francisco - EUA), América do Sul (Bogotá - Colômbia), América Central e Caribe (Havana - Cuba), Europa Ocidental (Bruxelas - Bélgica), Leste Europeu (Moscou - Rússia) e África (Luanda - Angola).

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Sobre a CBL

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é a entidade executora do Brazilian Publishers. Sua história remete à efervescência cultural da São Paulo dos anos 1940, quando um grupo de editores e livreiros começou a se reunir para discutir os problemas do setor e buscar formas de atuação conjunta e organizada. Desses encontros, surgiu a proposta da criação de uma entidade de classe que assumisse a tarefa de divulgar e promover o livro no país.

A Câmara Brasileira do Livro foi fundada oficialmente no dia 20 de setembro de 1946, em assembleia realizada na livraria O Pensamento, localizada no antigo largo de São Paulo, no centro da capital paulista. Livro, presente de amigo foi a primeira campanha publicitária que, ainda em 1946, iniciou o trabalho de divulgação do livro. A ela seguiram-se muitas outras iniciativas, todas em benefício do livro e da leitura no Brasil.

Saiba mais sobre a história da CBL e suas ações em prol do livro.

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