Compartilhar

Biblioteca Parque Villa-Lobos é finalista do Prêmio Internacional de Biblioteca Pública 2018

Biblioteca Parque Villa-Lobos é finalista do Prêmio Internacional de Biblioteca Pública 2018

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) está entre as cinco finalistas do Prêmio Internacional de Biblioteca Pública do Ano de 2018. O concurso é promovido pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA) em parceria com a Systematic e oferece um prêmio no valor de US$ 5 mil para a instituição vencedora. O resultado será anunciado em 28 de agosto em Kuala Lumpur, na Malásia, durante um encontro internacional da entidade.

A competição recebeu 35 inscrições de 19 países. Além da BVL, a Austin Central Library (EUA), a KopGroep Bibliotheken (Holanda), a Deichman Biblo Toyen (Noruega) e a Biblioteca Regional de Tampines (Cingapura) também foram selecionadas.

O júri é composto por membros da IFLA, que avaliaram as instituições dentro dos critérios de cultura local, sustentabilidade, desenvolvimento digital, necessidades dos usuários, entre outros. Para a escolha da Biblioteca Parque Villa-Lobos, o júri levou em conta o ambiente claro e aberto do espaço e destacou que é uma biblioteca ativa, cujo design de interiores e a arquitetura possibilitam a realização de atividades de tipos diferentes.

A BVL fica no Parque Villa-Lobos em uma área onde antes funcionava um depósito de lixo a céu aberto, tendo nascido pelo meio de um esforço de revitalização e transformação do local. A Biblioteca de São Paulo, irmã da Villa-Lobos, também ficou entre as finalistas de outro prêmio internacional, o da Feira do Livro de Londres.

Sobre a Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias

A IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias) foi fundada em 1927 em Edimburgo, na Escócia. A entidade tem como objetivo representar os interesses de bibliotecas, serviços de informação e usuários. Atualmente, a IFLA soma mais de 1.400 membros de mais de 140 países no mundo todo.

voltar