Série Autores Brasileiros: Alberto Mussa

Compartilhar

Série Autores Brasileiros: Alberto Mussa

Série Autores Brasileiros: Alberto Mussa

Nascido no Rio de Janeiro, o escritor brasileiro Alberto Mussa possui 12 livros publicados e traduzidos para 16 idiomas com diversas histórias multiculturais. De acordo com ele, “a melhor coisa que você pode fazer para ampliar o seu espectro de compreensão da humanidade é conhecer culturas diferentes”. É por isso que, em suas histórias, o leitor participa de uma viagem pelos hábitos, comportamentos e culturas de diversos povos. O autor recriou a mitologia dos antigos tupinambás, trouxe aspectos da cultura afro-brasileira, traduziu a poesia árabe pré-islâmica e produziu narrativas com diversas referências mitológicas. Seus livros foram publicados em diversos países como Argentina, Espanha, Romênia, Egito, Itália, França, entre outros.

Alberto Mussa faz parte da Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“Os fundamentos mitológicos são um aspecto muito presente nos meus livros, porque me inspiro na mitologia para escrever ficção. Mas, mais do que isso, a literatura permite que você viva em mundos e universos que não são possíveis de se viver fisicamente. O leitor sempre encontra algo diferente do que ele é na literatura e pode sentir e viver emoções por meio da experiência literária”, disse o escritor.

Alberto estreou na literatura com “Elegbara” (1997), um conjunto de dez contos que abordam de modo original a formação multicultural da identidade brasileira por meio da figura do orixá Exu, uma das entidades afro-religiosas da umbanda e do candomblé. O livro traz dez histórias que misturam fatos históricos, ficção e mitologia através das culturas brasileira, portuguesa e africana. A obra foi publicada em Portugal e na Romênia.

Os livros com maior destaque internacional foram “O Senhor do Lado Esquerdo” (2011), publicado em 14 países e traduzido para dez idiomas, e “O Enigma de Qaf” (2004), que ganhou o prêmio Casa de Las Americas 2005 e foi eleito o melhor livro na categoria Literatura Brasileira por unanimidade do júri.

“O Senhor do Lado Esquerdo” tem sido estudado em programas de língua portuguesa de universidades da Europa, dos Estados Unidos e do Mundo Árabe. A obra traz uma narrativa policial que investiga o assassinato do secretário da presidência da República em um prostíbulo de luxo no Rio de Janeiro, em 1913.

“O Enigma de Qaf” é um romance de aventura e conta a saga de um poeta-herói em busca de “Qafiya al-Qaf”, o oitavo poema suspenso. A história também traz diversas lendas de heróis árabes e reconstituí o universo de toda a mitologia pré-islâmica.

Outras publicações do escritor são “O Trono da Rainha Jinga” (1999), “Os Contos Completos (2016), “Meu Destino é ser Onça” (2009) e “O Movimento Pendular” (2006), que também possui tradução para a língua francesa, romena e turca. Outro destaque na obra do autor é a série “Compêndio Mítico do Rio de Janeiro”, formada por cinco romances policiais sendo um para cada século da histórica carioca. O último livro da série, “A Biblioteca Elementar” tem lançamento previsto para agosto de 2018.

Sobre a Série: Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

voltar