Compartilhar

Série Autores Brasileiros: Ana Paula Maia

Série Autores Brasileiros: Ana Paula Maia

Autora de sete livros, Ana Paula Maia traz um tema recorrente na maior parte das suas narrativas: a relação do homem com o trabalho. Seus personagens estão em abatedouros, em crematórios, em minas de carvão, em sistemas prisionais e são homens trabalhadores braçais com profissões pouco destacadas na sociedade. As obras da escritora já foram publicadas na Sérvia, Alemanha, Argentina, França, Espanha, Estados Unidos e Itália.

De acordo com Ana Paula, a relação do homem com o trabalho em suas histórias surgiu dentro de um projeto literário que se instaurou a partir do seu terceiro livro “Entre Rinhas De Cachorros e Porcos Abatidos” (2009). “Queria contar uma história que tivesse o mínimo de qualquer coisa. Personagens que não fossem intelectualmente estimulados e morassem em um lugar árido. Então, eles abatiam porcos durante o dia e uma vez por semana apostavam o salário em rinhas de cachorro. Buscava uma literatura com quase nada e, com isso, encontrei a minha voz literária”, disse a escritora, que faz parte da Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Paralelamente a esse livro, Ana Paula escreveu “A Guerra dos Bastardos” (2007), que foi publicado na Alemanha e na Sérvia. A narrativa apresenta Amadeu, um ator pornô que decide pedir um empréstimo ao seu chefe para saldar uma dívida da namorada. Entretanto, Amadeu encontra uma bolsa com cocaína e rouba o item acreditando na possibilidade de uma mudança de vida.

A obra “De Gados e Homens” (2013) também teve destaque internacional e foi traduzida para o francês, italiano e espanhol. Produzido em dois meses e meio, o título traz Edgar Wilson, personagem que aparece em outros livros da autora, em um matadouro de gado. Surpreso com a morte inesperada dos animais, Edgar Wilson começa a se questionar sobre os motivos desse acontecimento.

Durante a sua carreira, Ana Paula Maia ainda escreveu “Carvão Animal” (2011), “O Habitante das Falhas Subterrâneas” (2003), Assim Na Terra Como Embaixo Da Terra” (2017) e “Enterre Seus Mortos” (2018).

Sobre a Série: Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

voltar