Compartilhar

Três estudantes de escolas públicas brasileiras se preparam para conhecer a Feira de Frankfurt

Três estudantes de escolas públicas brasileiras se preparam para conhecer a Feira de Frankfurt

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação, divulgou os nove finalistas do concurso literário “Faça parte dessa história”, que analisou mais de quatro mil obras de alunos de escolas públicas de todo o país. O primeiro lugar de cada categoria vai ganhar uma viagem internacional para conhecer um dos maiores eventos literários do mundo: a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.

Os vencedores serão premiados no dia 3 de agosto pelo FNDE durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2018. O evento é uma realização da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e recebe o apoio do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Os candidatos podiam concorrer com poemas, contos, crônicas, novelas, teatro, texto de tradição popular, romances, memórias, diário, biografias, relatos de experiências e história em quadrinhos redigidos por eles. A competição foi dividida entre alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º) e ensino médio.

Todos os finalistas ganham uma viagem nacional, com passagem aérea e hospedagem, para visitar Bienal do Livro em São Paulo, uma visita para conhecer a produção e distribuição do livro didático na capital paulista e um acervo completo de livros literários. Os primeiros e segundos colocados também serão premiados com um notebook, e os primeiros e terceiros com um tablet.

Confira o resultado:

Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental
1º lugar: Marcela Canteli Boiago da Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Francisco Arnaldo da Silva de Fernandópolis (SP), com a obra “Desejos de criança”.

2º lugar: Santhiago Gomes de Almeida da Escola Municipal Coronel Alonso de Morais de Frutal (MG), com a obra “O Gentileza gerou gentileza”.

3º lugar: Cecília Pereira Neves da Escola Municipal João Paulo I de Goiânia (GO), com a obra “O dragão dos meus sonhos”.

Do 6º ao 9º ano do ensino fundamental

1º lugar:  Giselle Gonçalves da Silva da Escola Municipal de Referência Anita Moraes de Maracapanã (PE), com a obra “Terra ardente”.

2º lugar: Finelon Ferreira Figueiredo Neto do Colégio Municipal de Colônia de 1º grau de Itaeté (BA), com a obra “Toco de menino”.

3º lugar: Ester Simoura Lopes da EEEFM José Damasceno Filho de Baixo Guandu (ES), com a obra “O Sabor da diversidade”.

Ensino Médio

1º lugar:  Vinícius Cellurale Novaes da Escola Reverendo Augusto Paes de Ávila de Praia Grande (SP), com a obra “Solo mãe”.

2º lugar:  Gabriella Santos Rodrigues de Souza do CIEP 493 Professora Antonieta Salinas de Castro de Barra Mansa (RJ), com a obra “Cantos da semente do martírio”.

3º lugar: Beatriz Lopes Prats do Colégio Pedro II do Rio de Janeiro (RJ), com a obra “Consciência, Consequência”.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

voltar